ACLAL - ACADEMIA DE LETRAS E DE ARTES LUSÓFONAS
Os escopos da ACLAL são primordialmente: enriquecimento das relações culturais entre todos os Países em que a Língua Portuguesa seja o idioma oficial; O respeito e a divulgaçãodos aspectos culturais de cada um desses países; o incremento e a troca, a divulgação desses valores entre os Países Lusófonos e os restantes Povos; Porfiar pelos valores inerentes à Língua Portuguesa, sua adopçãonos areópagos mundiais ; o prosseguimentoda paz, a solidariedade entre os seres humanos;Exposições de Artes dos Artistas de todos esses Países, a instituição de prémios literários e artísticos em todos os campos da Arte.
MENSAGEM DO PRESIDENTE
Prezados (as) Académicos(as) e Amigos (as):
A constituição da nossa Academia prossegue. Inscreveram-se até hoje, dia 4 de Maio, entre 280 e 290 membros fundadores. A denominação e os respectivosescopos sociais foram já superiormente aprovados. Laboramos actualmente nos Estatutos e no Regulamento Interno , documentos de que iremos dando conhecimentoconforme sejam ultimados.
Haverá membros fundadores, efectivos e, sendo caso disso, honorários. Existem Comissões, em alguns dos países de língua portuguesa, a procederem à identificação dos "grandes homens e mulheres" dos Países Lusófonos que queremos ver honrados como patronos das 100 Cadeiras de Letras, das 100 deArtes Plásticas e das 100 de Artes Várias (cinema, fotografia, arquitectura, música, bailado, teatro e outras).
Pretendemos, por isso reputarmos equilibrado, atribuir 40 cadeiras ao Brasil, 40 a Portugal e 20 aos demais países, porquanto, muitos destes iniciam os seus primeiros passos. Por isso, estaremos atentos ao longo dos tempos para eventuais aumentos do número agora entendido como de equilíbrio.
Nos primeiros 3 anos, a sede será em Portugal. depois, por igual perídodo, no Brasil Seguidamente, sê-lo-á por ordem alfabética, desde Angola a Timor, a não ser quesobrevenha facto de força maior que isso impeça.
A comporem os Quadros Académicos, figurarão personalidades, cujo valor para tal tenha merecimento; nada impedindo que sejam membros , fundadores e ou efectivos,da ACLAL. Os escopos são primordialmente: enriquecimento das relações culturais entre todos os Países em que a Língua Portuguesa seja o idioma oficial;O respeito e a divulgaçãodos aspectos culturais de cada um desses países; o incremento e a troca, a divulgação desses valores entre os Países Lusófonos e os restantes Povos; Porfiar pelos valores inerentes à Língua Portuguesa, sua adopçãonos areópagos mundiais ; o prosseguimentoda paz, a solidariedade entre os seres humanos; Exposições de Artes dos Artistasde todos esses Países, a instituição de prémios literários e artísticos em todos os campos da Arte.
O NIPC atribuído foi o 508965012.
No dia 08 de Agosto próximo, na Solenidade comemorativa dos 25 anos do Museu Maria da Fontinha e apresentação do Livro e do Museu do Território do Vale da Paivae Serras, será oficialmente apresentada a ACLAL, cuja escritura será lavrada logo que possível, em Além do Rio, Castro Daire, contando-se com a presença de centenasde académicos, artistas, personalidades diversas da cultura dos países lusófonos, Autoridades; tudo com Arte, Cultura e Alegria. contamos com a presença de todos.Por hoje, damos o nosso abraço sincero a todos os que comungam destes ideais, sem os quais o Mundo será pobre e sem sentido.
Arménio de Vasconcelos